ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- A digitalização das interacções no mundo contemporâneo não conhece fronteiras. Numa época em que não há um só espaço, estas fronteiras que matam tantos é um anacronismo que só a violência faz sobreviver.
- Para Netanyahu, o ataque em solo iraniano foi uma demonstração de força. Mas para Donald Trump, agora de novo Presidente dos EUA, foi um lembrete incómodo de que mesmo os aliados mais próximos podem complicar estratégias delicadas.
- Subscreva a newsletter Edição da Manhã para receber o seu Jornal Económico em formato digital, todos os dias às 7h00.
- O nível estimado de provisões para riscos legais referentes a empréstimos hipotecários em moeda estrangeira originados pelo banco no segundo trimestre de 2025 é de 509 milhões de zlotys (119 milhões de euros), excluindo as provisões de 64 milhões de zlotys (15 milhões de euros) do Euro Bank e portanto sem impacto no resultado.
- “Em termos dos dados que temos, em termos de assistência, a assistência que era necessária foi prestada”, disse o presidente da comissão, Alberto Caldas Afonso.
- "A preocupação com a agilização da contratação pública não deve esquecer que um puro modelo de controlo sucessivo focado na responsabilização pode gerar nos gestores públicos o medo de agir e a consequente paralisia da Administração Pública”, alerta numa clara alusão à intenção do Governo de agilizar os contratos públicos.
- Wall Street caiu nesta segunda-feira, com o mercado mais uma vez focado na política comercial de Donald Trump, que hoje começou a enviar cartas a todos os países afetados e indicou que as tarifas entrarão em vigor a 1 de agosto.
- Ativistas pela proteção do planeta esperam que o parecer da TIJ tenha consequências jurídicas significativas para os países prevaricadores, unificando a legislação vigente, moldando a legislação nacional e internacional e influenciando processos judiciais em andamento.
- O balanço sobre o controlo realizado pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) faz parte do relatório sobre o combate à fraude e evasão fiscais e aduaneiras de 2024, entregue no parlamento na semana passada, da responsabilidade do gabinete da secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, Cláudia Reis Duarte.
- As prescrições de dívidas à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) aumentaram mais de 1.000% em 2024 face ao ano anterior, o que o Governo atribui ao sistema centralizado de reconhecimento da prescrição automática das coimas.